Hoje estamos internacionalizando este blog. (risos)
O propósito desse blog, sempre foi ajudar o motorista brasileiro, não só indicando situações que ilustram uma má oficina mecânica, mas também, dando boas dicas de manuntenção do veículo, para evitar (ou retardar ao máximo) a ida à uma oficina mecânica.
Uma boa idéia então, seria dar dicas de como avaliar bem o carro usado antes da compra. Para que não houvesse nenhum tipo de tendencialismo para alguma loja de carros usados brasileira, "nadei" até a europa e fui buscar essa dica com os nossos irmãos lusitanos. É isso mesmo! A dica de hoje vem de um blog de Portugal. Transcrevi na íntegra a dica do site Comprar Carro Usado, confira abaixo.
A Parte Mecânica
No exterior
Motor:- Verificar se existe pingos debaixo do carro;
- Observe por debaixo do carro se, na zona do depósito de óleo, encontra pequenos coágulos de óleo ou mesmo junto do "bujão", se sim, poderá de ter que substituir a anilha;
- Verifique o estado do escape, se está muito sujo ou oleoso;
- Faça um pequeno teste, balance o carro para baixo e observe se este volta ao seu ponto inicial sem oscilações;
- Tome atenção ao accionar os pedais se estes têm um movimento livre;
- Com o carro ligado, accione a embraiagem e coloque uma mudança e depois lentamente levante o pé do pedal e verifique se esta a "pegar" muito em cima, se sim, tome em atenção que a embraiagem está com muito uso;
- Certifique-se que o travão de mão não precisa de ir ao máximo para estabilizar o carro;
De Capô Aberto:
Chassi:
- Verifique o número de chassi se condiz com o registo de propriedade do carro;
- Verifique, com a máxima atenção, junto da placa de identificação a existência de qualquer soldadura, colagem e irregulariedades;
- Retire a vareta do óleo e verifique o estado do óleo quanto ao aspecto, se está muito viscoso, e ao nível;
- Verifique os circuitos eléctrico e cabelagens se existe cortes, fios descarnados, ligações duvidosas e dirija-se ao interior do carro e observe as luzes do exterior e interior do carro, painel de controlo, pisca-piscas, a luz de marcha-traz e dos travões;
- Verifique os vidros, retrovisores e manípulos;
- Verifique o seu estado;
- Verifique o estado dos componentes do sistema de refrigeração, tais como, os tubos de borracha (cortes, ressecados,danificados) e o estado do líquido de refrigeração se apresenta sinais de ferrugem ou de oleosidade;
- Verifique o estado do filtro de ar se está limpo;
- Também pode verificar o estado do filtro de óleo se existem limalhas;
- Pergunte quando foi a última vez que a correia de distribuição foi substituída;
- Verifique se a junta da cabeça do motor esta suja, "babada";
- Tenha em atenção se o motor estiver muito limpo mais há frente explico-lhe o porque;
Motor Ligado
- Logo que ligue o motor verifique pelo retrovisor se sai muito fumo, se sim, aviso que é mau sinal, possivelmente o motor está a queimar óleo, poderá ter problemas com os segmentos;
- Escute se existe algum ruído metálico, isto poderá indicar graves problemas, desde empenos, folgas,etc...
- Com o motor ligado, abra o capô, e observe a junta da cabeça se esta se "baba", se sim, possível substituição dos vedantes;
- Verifique se a temperatura sobe muito rapidamente;
- Deixe o motor ligado durante algum tempo e verifique se a ventoinha acciona;
- Teste a direcção;
- Verifique se sente vibrações no volante numa velocidade 100 Km/h;
- Verifique se entram todas as mudanças;
- Observe o comportamento do motor, bem como da suspensão;
- Teste os travões;
Equipamentos de Segurança
- Certifique-se de que estão em condições os equipamentos de segurança obrigatórios do veículo, como extintor de incêndio, macaco, triângulo de sinalização, chave de roda, cintos de segurança, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário