domingo, 19 de abril de 2009

Dica de Português

Salve! Salve! 
Hoje estamos internacionalizando este blog. (risos)
O propósito desse blog, sempre foi ajudar o motorista brasileiro, não só indicando situações que ilustram uma má oficina mecânica, mas também, dando boas dicas de manuntenção do veículo, para evitar (ou retardar ao máximo) a ida à uma oficina mecânica.
Uma boa idéia então, seria dar dicas de como avaliar bem o carro usado antes da compra. Para que não houvesse nenhum tipo de tendencialismo para alguma loja de carros usados brasileira, "nadei" até a europa e fui buscar essa dica com os nossos irmãos lusitanos. É isso mesmo! A dica de hoje vem de um blog de Portugal. Transcrevi na íntegra a dica do site Comprar Carro Usado, confira abaixo.

A Parte Mecânica
No exterior
Motor:
  • Verificar  se existe pingos debaixo do carro;
  • Observe por debaixo do carro se, na zona do depósito de óleo, encontra pequenos coágulos de óleo ou mesmo junto do "bujão", se sim, poderá de ter que substituir a anilha;
  • Verifique o estado do escape, se está muito sujo ou oleoso;
Amortecedores:
  • Faça um pequeno teste, balance o carro para baixo e observe se este volta ao seu ponto inicial sem oscilações;
Embraiagem, Acelerador e Travão:
  • Tome atenção ao accionar os pedais se estes têm um movimento livre;
  • Com o carro ligado, accione a embraiagem e coloque uma mudança e depois lentamente levante o pé do pedal e verifique se esta a "pegar" muito em cima, se sim, tome em atenção que a embraiagem está com muito uso;
  • Certifique-se que o travão de mão não precisa de ir ao máximo para estabilizar o carro;
De Capô Aberto:
Chassi:
  • Verifique o número de chassi se condiz com o registo de propriedade do carro;
  • Verifique, com a máxima atenção, junto da placa de identificação a existência de qualquer soldadura, colagem e irregulariedades;
Óleo:
  • Retire a vareta do óleo e verifique o estado do óleo quanto ao aspecto, se está muito viscoso, e ao nível;
Sistema Eléctrico:
  • Verifique os circuitos eléctrico e cabelagens  se existe  cortes, fios descarnados, ligações duvidosas e dirija-se ao interior do carro e observe as luzes do exterior e interior do carro, painel de controlo, pisca-piscas, a luz de marcha-traz e dos travões;
  • Verifique os vidros, retrovisores e manípulos;
Bateria:
  • Verifique o seu estado;
 Sistema de Refrigeração:
  • Verifique o estado dos componentes do sistema de refrigeração, tais como, os tubos de borracha (cortes, ressecados,danificados) e o estado do líquido de refrigeração se apresenta sinais de ferrugem ou de oleosidade;
Filtros:
  • Verifique o estado do filtro de ar se está limpo;
  • Também pode verificar o estado do filtro de óleo se existem limalhas;
Motor:
  • Pergunte quando foi a última vez que a correia de distribuição foi substituída;
  • Verifique se a junta da cabeça do motor esta suja, "babada";
  • Tenha em atenção se o motor estiver muito limpo mais há frente explico-lhe o porque;
Motor Ligado
  • Logo que ligue o motor verifique pelo retrovisor se sai muito fumo, se sim, aviso que é mau sinal, possivelmente o motor está a queimar óleo, poderá ter problemas com os segmentos;
  • Escute se existe algum ruído metálico, isto poderá indicar graves problemas, desde empenos, folgas,etc...
  • Com o motor ligado, abra o capô, e observe a junta da cabeça se esta se "baba", se sim, possível substituição dos vedantes;
  • Verifique se a temperatura sobe muito rapidamente;
  • Deixe o motor ligado durante algum tempo e verifique se a ventoinha acciona;
Se for possível, peça para conduzir o carro e tenha atenção este aspectos:
  • Teste a direcção;
  • Verifique se sente vibrações no volante numa velocidade 100 Km/h;
  • Verifique se entram todas as mudanças;
  • Observe o comportamento do motor, bem como da suspensão;
  • Teste os travões;
Equipamentos de Segurança
  • Certifique-se de que estão em condições os equipamentos de segurança obrigatórios do veículo, como extintor de incêndio, macaco, triângulo de sinalização, chave de roda, cintos de segurança, etc.
    Em caso de dúvida, leve consigo um amigo que tenha conhecimentos  de mecânica ou um mecânico da sua inteira confiança para o ajudar  a avaliar o estado do carro.



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