sexta-feira, 20 de março de 2009

Memórias de um parque de diversões chamado: Oficina Mecânica.


Lembro-me bem, quando acompanhei o Bonzão de Roda (Papai), levar o carro a uma oficina mecânica pela primeira vez, eu ainda era um piá(garotinho, guri) quando isso aconteceu. O carro estava necessitando de balanceamento nas quatro rodas, e aparentemente, esse era o único problema. Então, deixamos o carro na oficina para a execução do serviço e fomos a uma lanchonete próxima,  onde me deliciei com uma baré, geladíssima por sinal.

Ao retornarmos, o mecânico informou: "Chefia, aumentou ai um pouquinho o orçamento viu?! É!! (confirmou coçando a barriga à mostra, ao ver a expressão de espanto de Papai) A pastilha já tinha ido embora, tava só no ferro, e eu troquei logo pra não ter 'pobrema'."

É ÓBVIO QUE Papai SOLTOU OS CACHORROS NO CARA! (risos) Mas o cara, em nada se arrependeu, pois pelo simples fato dele ter realmente trocado uma peça, que realmente necessitava ser trocada, diga-se de passagem, ele não considerou necessária a aprovação de Papai para a execução do serviço.

Final das contas, Papai pagou o serviço, com um desconto adicional é claro, e pouco tempo depois, ele teve que voltar para a oficina, pois a pastilha apresentou defeito de fabricação (risos). É claro, o cara conseguiu agregar mais um disco de freio dianteiro nesse retorno à oficina.

Ah! São essas lembranças alegres que me inspiraram a criar este espaço de desabafo/auto-zombaria, das situações que passamos nas oficinas mecânicas desse mundão de Deus afora.

Comentem! Lembrem! Chorem! Sorriam! Contem suas histórias! Esse é o lugar pra isso.

7 comentários:

  1. Engraçado que não é só oficinas... uma vez precisei de um guincho, era pra ser 50 reais. Esse guincho precisou de outro guincho, pois, sozinho não estava dando conta de tirar meu carro (que tinha caido em um buraco). No final tive que desembolsar 200 reais. Foi um pena, minha vontade era de poder ter deixado o carro no buraco... rs.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez fui a uma oficina mecânica (não me lembro o nome exatamente) fazer alinhamento e balanceamento. Chegando lá, o charlatão que me atendeu foi olhar meu carro, logo em seguida começou a falar que tinha que trocar isso e aquilo, também acrescento que as molas estavam quebradas (!) É duro ser mulher...

    ResponderExcluir
  3. Bom, todo mundo sabe que empregadas domésticas, funileiros, pedreiros e claro "mecânicos" confiáveis são dificeis de achar, como procurar agulha em palheiro.
    Seria legal as pessoas postarem endereços e dicas de oficinas e mecânicos bons , honestos e não mercenários.

    ResponderExcluir
  4. Dica para não levar calote...
    Boa noite , para não levar calote tem que tomar muito cuidado com mecanico trocador de peças , eu já vi cada historia de mecanico dezonesto . Eu trabalho com manutenção de frota á mais de 20 anos ,sou encarregado e ja briguei muito . A minha dica é não demonstre que você não intente de mecanica , nunca fale eu não sei ,indentifique o defeito , não consegue chame o pai ,o irmão alguem que possa ajudar não mande no primeiro mecanico , procure uma oficina que um parente ou amigo ja levou e ficou contente com os serviços prestado .

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela dica José.
    É muito importante também usarmos este espaço aqui, para compartilharmos dicas úteis como a sua.
    Se mais alguém tiver uma dica, por favor, COMPARTILHE!
    PS.: Em breve estaremos criando a coluna: DICAS DO ESPECIALISTA. Onde postaremos dicas práticas de como agirmos, o que observar numa oficina mecânica e até noções básicas de mecânica automotiva, para não passarmos por essas situações.

    ResponderExcluir
  6. Hoje eu moro em Florianópolis, a uns 3 meses atrás eu morava em Brasília, antes de vir eu precisei trocar os pneus dianteiro do meu carro.....ao chegar na oficina mecânica, eles disseram: - Como o senhor comprou o pneu com a gente, iremos trocar pra vc...rsrsrs( olha a FACA)eu dei uma saidinha, pois eles disseram que iam demorar quase duas horas, pois tinha outros na frente.
    Passou uma hora mais ou menos e eles me ligaram me falando uma lista de coisas que tinha que fazer, balancear, cambar, alinhar, desempenar e por ai a fora....como eu estava pra viajar e por medida de segurança e como eles são especialistas, eu resolvie fazer.....Mas o engraçado é que quando eu cheguei em casa e fui falar com um amigo.. rsrsrs...ele me disse que conhecia a galera toda daquela oficina... kkkk.... mas é assim, o importante é a segurança que tivemos... cheguei em Floripa sem nenhum problema, graças a Deus....

    ResponderExcluir
  7. Bom dia pessoal, olha eu sou mecânico e uma vez aconteceu um fato engrassado comigo...
    Certa vez estava eu lá quebrando a cabeça com um motor ne um calor de quase 40° quando outro funcionário da loja em que eu trabalhava passou com uma garrafinha de coca cola daquelas de 600ml sabe. Logo em seguida ele deixou essa garrafa em cima do balcão e saiu para olhar um carro de outro cliente. Eu querendo da uma de esperto pensei... eu vou é dar uma golada nessa coca antes que ele volte, olhei para um lado e para o outro e vup... dei uma golada e como estava muito calor eu nem senti o gosto na verdade, logo em seguida chega o rapaz que tinha deixado a garrafa ai eu pensei... pronto me pegou no flagra. Derrepente o rapaz que tinha deixado a garrafa quando me viu com ela na mão com a intenção de beber ela, arregalou logo os olhos e me disse: Ue Lindomar óleo de motor não faz mal pra vc não!!! argg... Lá vai eu pro hospital fazer lavagem kkkkkkk... Pião tem que sofrer mesmo viu kkkkkkk

    ResponderExcluir